e-mail

Teatro adaptado para deficientes visuais

A clássica história de "O Mágico de Oz" será encenada de uma maneira diferente nesta sexta-feira (26) em Sorocaba. Com sons, cheiros, texturas, gostos e temperaturas, deficientes visuais participarão de uma peça de teatro adaptada que será promovida pela Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (ASAC). O evento também é aberto para pessoas sem deficiências.

Segundo a coordenadora pedagógica da ASAC, Renata Millego Martins, a peça nasceu dentro de um projeto relacionado ao incentivo à leitura. "O universo das letras é muito amplo, então eu pensei em um teatro e para que isto tenha sentido para o deficiente visual, ele precisa ser adaptado".

Renata explica que a peça será multissensorial em que o público participa interagindo com os atores da Academia de Teatro Acrópole e o espaço cênico. "Os cincos sentidos serão considerados. Só para exemplificar, as roupas da fada má terão cheiros ruins, na da fada boa, a textura e o odor serão agradáveis. No momento do tufão, haverá ventos e folhas para que todos possam sentir".

De acordo com a coordenadora pedagógica, a iniciativa, pioneira na cidade, é utilizada como um instrumento para a inclusão dos deficientes visuais e serve para quebrar preconceitos. "Eles podem estar vivenciando tudo o que as pessoas que enxergam fazem. É super importante esse relacionamento e aproximação para mostrar o mundo é igual para todos".

Os participantes não deficientes serão convidados a utilizar um faixa para vendar os olhos. A peça será encenada às 14 horas no salão de festas da rua Porfírio Loureiro, 100, no bairro Santa Rosália, em dois ambientes. Os interessados devem entrar em contato com a ASAC pelo 3232-2786 até às 10 horas desta sexta-feira (26). A número de vagas é limitado e a entrada é gratuita. (por Jomar Bellini) Jornal Ipanema







« Voltar